O Curso de Verão de Dança do CRAMC conta com um painel de professores residentes e convidados e tem como objetivo promover a convivência entre alunos de várias escolas que queiram aproveitar estas duas semanas de férias da melhor forma.
Valorizamos a troca de experiências e a oportunidade de trabalhar com diferentes profissionais e queremos que os nossos alunos evoluam juntos!
O Curso dispõe de 3 programas para 3 grupos de trabalho:
- Grupo A: para idades entre os 6 e os 8 anos
- Grupo B: para idades entre os 9 e os 12 anos
- Grupo C: para maiores de 13 anos
O dia será preenchido com as disciplinas de Dança Clássica, Dança Contemporânea, Expressão Plástica, Música em Movimento e Expressão Criativa.
O dia está organizado para proporcionar um treino em dança saudável e viável permitindo que os alunos possam maximizar esta experiência.
O Curso de Verão termina com uma performance e entrega de diplomas a acontecer no dia 18 de julho, na qual participam os alunos que frequentarem as duas semanas de curso.
A alimentação é da responsabilidade das famílias, pelo que os alunos devem levar diariamente 2 lanches, 1 almoço e água.
Mancha Horária:
1ª semana - 7 a 11 de julho de 2025
2ª semana - 14 a 18 de julho de 2025
- das 09h00 às 17h30
Material obrigatório:
- Dança Clássica: Maillot, collant, sapatilhas de ballet, cabelo adequadamente apanhado com coque.
- Restantes disciplinas: Leggins preta, t-shirt preta ou camisola de alças preta, meia de algodão preta, cabelo adequadamente apanhado.
- Artes Plásticas: Duas telas de algodão (medida aproximada 50x50cm ou semelhante) - podem adquirir em supermercados ou HiperFaro.
Esperamos por vocês e agradecemos desde já, divulgação junto dos vossos familiares e amigos.
INSCRIÇÃO ONLINE: https://forms.gle/2xAyMj83UtuJrPjH8
SUSANA MATOS
Dança Clássica
Natural de Lisboa, inicia os seus estudos de dança aos 6 anos de idade com a professora Vera Varela Cid e mais tarde com Igor Ivanoff. Entre 1986 e 1990, frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian e em 1990 entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, concluindo a formação em 1992, ano em que integrou o elenco artístico da Companhia Nacional de Bailado.
É Mestre em Ensino de Dança (2021) e Licenciada em Dança – Ramo da Educação, pela Escola Superior de Dança (2001). Em 2013 concluiu o Curso da Royal Academy of Dance (CBTS) em Ballet Teaching Studies.
Para além da sua atividade como bailarina na CNB, tem lecionado ao longo dos anos Técnica de Dança Clássica, Pontas e Repertório em diversas escolas e academias de dança, e foi Assistente Convidada nas disciplinas de Técnica de Dança Clássica, Análise de Vocabulário, Práticas Educativas e Condição Física na Escola Superior de Dança entre 2018 e 2023. Participa, desde janeiro de 2024 no Programa de Aproximação à Dança da CNB com Masterclasses de Pontas e de Repertório Clássico em escolas de dança de ensino artístico especializado e de ensino lúdico/livre. Colabora desde janeiro de 2022 como professora convidada na Companhia Quorum Ballet, desde abril de 2023 nas aulas de Técnica de Dança Clássica nos Estúdios Victor Córdon, e desde setembro de 2023 como professora de Técnica de Dança Clássica no curso de ensino artístico especializado de dança na Escola da Companhia de Dança de Almada.
ANA RITA RAMIREZ
Yoga
Deu os primeiros passos no mundo da dança, com o Ballet. Mais tarde, descobriu as Danças de Salão e todo um Mundo Novo se abriu. A paixão por este estilo de dança foi aumentando e, com ela, o desejo de evoluir cada vez mais. Servindo inicialmente como um complemento à Dança, surgiu o Yoga, com todos os seus benefícios.
E aquilo que era um complemento, foi-se mostrando cada vez mais necessário para o bem-estar físico e mental.
Formada em Hatha Yoga há 13 anos, vê o Yoga, essencialmente, como uma prática de presença e auto-conhecimento. Um momento de conexão profunda com o corpo, onde se diminuem os estímulos externos, para que o interior se faça “ouvir” e “sentir”.
ANA ALBERTO
Dança Contemporânea e Expressão Criativa
Mestre em Ensino de Dança (ESD, IPL-Lisboa) e apaixonada pelo movimento, iniciou a sua trajetória no Conservatório Regional do Algarve e na escola da Companhia de Dança do Algarve. Licenciada em Sociologia (2007) mas certa de que o seu percurso continuaria a passar pela arte da dança, decide estudar na Escola Superior de Dança, terminando a licenciatura em 2010. Tornou-se professora certificada em Ballet Teaching Studies em 2015, especializando-se no método da Royal Academy of Dance . De 2014 a 2019 fez a direção artística da Escola de Dança Klassik (Lisboa) e trabalhou como bailarina profissional para a empresa ‘Concept 4 Talents’. Como assistente de produção, bailarina e co-criadora na Associação Cultural Dancenema desde 2007, destacam-se os projetos: 'Azul Infinito' (2012) e 'Dança como veículo entre culturas' em Cabo Verde (2012); 'Canned Mermaid' (2017) de Gonçalo Lobato e a co-criação e interpretação de 'Sem Retorno' (2018). Pelo caminho acumula várias formações complementares na área da meditação, danças circulares, dança inclusiva- entre outras- que contribuem para um caminho apaixonante e um entendimento holístico da dança e do movimento.
RITA TRAMOCEIRO BRITO
Artes Plásticas
Nasceu a 5 de outubro de 2005, em Faro, onde reside.
Desde cedo, demonstrou grande interesse e aptidão pelas Artes nas suas variadas vertentes: frequentou aulas de ballet, dos 4 aos 12 anos, teve aulas de música, bateria e guitarra clássica, dos 7 aos 15 anos.
Estudante do Curso de Artes na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, onde frequentou o ensino secundário. Foi membro do clube de teatro “Tapete Mágico”, tendo participado em espetáculos e apresentações dinamizadas pelo mesmo.
Participou em vários projetos criativos, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, como pinturas para decoração da escola e sensibilização ambiental, arte de rua, em colaboração com a Câmara Municipal de Faro, elaboração “tererés”, fios e pulseiras e outras peças de artesanato, no Parque da Alameda, no âmbito do Dia Mundial da Criança e na escola em feirinhas organizadas pelos alunos.
Atualmente, colabora no centro de estudos Os Tremocinhos, em Faro, como explicadora e professora com grupos de crianças dos 6 aos 15 anos (alunos do 1º ao 9ºano), onde realiza também workshops e aulas de desenho, pintura e outras variantes artísticas, permitindo aos alunos o conhecimento de vários materiais e técnicas (carvão, lápis de cor, cera, pastel de óleo, aguarelas, etc..).
Realiza também, nos seus tempos livres, pequenas obras de artesanato, como quadros (óleo, acrílico, pastel), desenhos, obras em crochê, peças em barro e pasta de modelar, entre outros.
RUI MACHADO
Música em movimento
Começou a dar os primeiros passos na música pela mão do seu pai, também músico e professor de música. Depois de aprender os primeiros acordes na guitarra, começou a interessar-se por vários estilos. Aos 17 anos de idade, iniciou os estudos na área da música no Conservatório Regional do Algarve, onde conclui o curso de formação musical.
Em 1995, ingressa na Banda IRIS tendo participado nas gravações dos trabalhos discográficos como nas tournées que se seguiram.
É licenciado em Formação Musical e Mestre em Ensino de Música, pela Universidade Católica do Porto.
Iniciou a prática de ensino da música no Agrupamento Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé. Lecionou Formação Musical no Centro de Expressão Artística, em Loulé.
Atualmente, é professor de Formação Musical e Coro no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
PEDRO CALQUINHA
Música em movimento
Nasceu em Beja em 1984 e é licenciado em Educação Musical e Formação Musical. Estudou piano e órgão no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, e desde a adolescência pertenceu a variados agrupamentos musicais, desde o coro litúrgico até às bandas rock e bigband de jazz. Terminou a licenciatura em Educação Musical em 2006, e a licenciatura de Formação Musical em 2014. Leccionou em várias escolas do ensino público por todo o país, e no ensino artístico especializado no Conservatório de Música de Loulé. Tem efetuado formações complementares na sua área, de onde se destacam os de Jos Wuytack, Zé Eduardo e Dennis González. A sua atividade tem alternado entre o ensino, alguma produção musical e a música ao vivo. Concluíu o Mestrado em Ensino de Música em 2019, especializando-se em Formação Musical e Iniciação Musical na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, na cidade do Porto.