Natural de Faro, iniciou o seu percurso em dança no Conservatório Regional do Algarve e na escola da Companhia de Dança do Algarve.
Em 2007 licencia-se em Sociologia e nesse mesmo ano ingressa na Escola Superior de Dança terminando a licenciatura em 2010 – Criação e Interpretação em Dança. Em 2015 tornou-se professora Certificada em Ballet Teaching Studies pela Royal Academy of Dance.
Entre 2007 e 2014 foi docente no Clube Atlético de Alvalade (Lisboa) ministrando as disciplinas de Dança Criativa, Dança Clássica e Dança Contemporânea. Entre 2014 e 2019 foi diretora artística e pedagógica da Escola de Dança Klassik ( Lisboa), acumulando a função de docente nas disciplinas de Dança Clássica, Dança Contemporânea, Barra-de-chão e Dança Criativa. Aqui orientou e submeteu mais de 150 alunos a exame de Ballet nos graus de Pre-primary até ao grau vocacional de Intermediate com uma média de resultados entre Merit e Distiction. Em 2018/2019 foi professora no ensino curricular para o 6º, 7º e 8º ano da Fundação CEBI.
Como assistente de produção, bailarina e co-criadora desenvolve desde 2007 trabalhos na Associação Cultural Dancenema, em destaque: Interpretação em ‘Azul Infinito’, 2012; mentora do projecto ‘Dança como veículo entre culturas ( Cabo-Verde, 2012); Interpretação em ‘Canned Mermaid’, 2017 , Peça de Gonçalo Lobato; Co-criação e Interpretação em ‘Sem Retorno’, 2018, Peça de Dança Contemporânea.
Pelo meio Acumula variadas formações entre elas: Workshop Dança Inclusiva ( Plural), Setembro de 2008 e Setembro de 2009; Curso de Verão no TRINITY LABAN CONSERVATOIRE OF MUSIC AND DANCE em 2011, Londres (Jazz Contemporâneo, Yoga, Dança Contemporânea e Dança Clássica); Point Work com Bianca Tavares em 2018 - e trabalhos como bailarina professional em destaque: Bailarina e coreógrafa na empresa Concept4Talents desde 2010 até à data atual; Bailarina em ‘Fado, História de um Povo, de Filipe La Féria.
Iniciou os seus estudos na Sociedade Filarmónica Silvarense, dando continuidade aos seus estudos na Academia de Música e Dança do Fundão. Obteve a sua licenciatura na Universidade de Évora e posteriormente o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro.
Durante o seu percurso académico participou em diversos projetos, festivais e orquestras de jovens destacando-se a sua participação no projecto “MIMA" (Portugal), Aurora Chamber Music (Suécia), Mediterranean Opera Studio and Festival (Itália), Varna International (Bulgária) e Aus Licht (Holanda).
Durante o seu desenvolvimento profissional teve oportunidade de trabalhar com maestros de renome nacional e internacional tais como: Leonardo de Barros, Luis Carvalho, Andre Granjo, Leif Sergestam, Johannes Gustavssson, Kamal Khan, Leonardo Catalanotto, Jonathan Santagada, Gregory Buchalter, Mitch Fennel entre outros.
Além de maestros, trabalhou com trompetistas tais como: Sérgio Pacheco, Pierre Dutot, Luiz Gonzáles, David Burt, Steven Mason, Pacho Florez, Manu Mellaerts, Omar Tomasoni, Gabor Tarkovi, Ales Kenklar, Erwin ter Bogt, Gertjan Loot, Theo Wolters e Steven Verhaert entre outros.
A nivel profissonal foi convidado pelo Maestro Gregory Buchalter para reforçar a orquestra “Pazarzhik Symphony Orchestra” da Bulgária e a “Ashdod Symphony Orchestra” enquandrado no projecto Varna International.
Em 2018/2019 participou no Festival Joahn de Meij onde tocou com o Ensemble Klang e tocou ainda com o ensemble Asko|Schonberg, onde fez a estreia da obra “Soul Canoe" de Tansy Davis na ConcertGebow de Amsterdão.
Atualmente leciona aulas de Trompete no Conservatório Regional Maria Campina em Faro e no projeto social “Orquestra Geração”. E é membro dos Beira Brass Band, fanfarra da zona do Fundão/Castelo Branco.
Eudoro Grade completou os estudos musicais na Academia de Amadores de Música de Lisboa, assim como a profissionalização do ensino vocacional na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Piñero Nagy, tendo frequentado diversos cursos de ensino superior de guitarra internacionais e nacionais.
Como concertista, atuou por todo o país, desdobrando-se entre apresentações quer a solo, quer em grupos de câmara e orquestra, em iniciativas promovidas por Câmaras Municipais, Ministério da Cultura, Fundações, Associações e Centros Culturais. Ao longo da sua carreira teve a oportunidade de tocar nos mais importantes Festivais de Guitarra da Europa, nomeadamente, em Espanha, França, Áustria, Suíça, Itália, Reino Unido e Alemanha.
Eudoro Grade é professor no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro, no Conservatório de Portimão Joly Braga Santos e no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António. É presidente da Associação de Guitarra do Algarve, fundador e coordenador do projeto cultural Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve. Associa o seu nome, como Diretor Artístico, ao Festival Internacional de Guitarra de Lagoa e ao Festival Internacional de Guitarra de Faro. É um dos membros do Quarteto de Guitarras Concordis e faz parte do Projeto de guitarra e marimba denominado de “Guirimbadu” A sua discografia conta com quatro CD’s: Guitarra; Sons da Memória; Caminho Latino e Músicas de Natal.
Fernando Oliveira é Licenciado em Música Antiga (Flauta de Bisel) pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Mestre em Estudos Artísticos (Musicologia Histórica) pela Universidade de Coimbra e em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Estou flauta de bisel com Pedro Sousa Silva e Pedro Couto Soares, tento frequentado de diversos cursos e masterclasses com a orientação de diversos flautistas, dentre os quais Pedro Memelsdorf, Daniël Brüggen, Fernando Paz, Dorothee Oberlinger, entre outros. Além de projetos a solo, apresentou-se em concertos com o Ensemble Marca d'Água, Arte Mínima, MusiCórdia Ensemble e no Serviço Educativo Casa da Música do Porto.
Foi bolseiro Erasmus durante um ano no Centre d'Études Supérieures de la Renaissance (França) e realizou projetos de investigação na área da musicologia financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra.
Natural de Faro. Inicia os seus estudos em dança aos 5 anos no Conservatório regional do Algarve. Em 2004 ingressa na Escola Superior de Dança em Lisboa na qual termina a licenciatura em 2007. Participa como bailarina/atriz no musical Jesus Cristo Super Star de Filipe La Feria em 2008/09. Durante o ano 2009/10, lecionou dança criativa e participa como bailarina na companhia de dança Contemporânea Laura Alvarez em Barcelona. Termina em 2012, com o espetáculo "Bonum Cursum, até já!", o mestrado na especialização de composiçao coreográfica contemporânea, na ESD de Lisboa.
Desde 2012 que estreia anualmente espetáculos e performances contemporâneas, "Num Todo e Por Partes"- 2013, Festival DansulIca 2014, "Mariomente"- Festival FOME 2015 , "Formosa é a ria" - 2015, "Passeio sem Mapa" 2016, "Embalagem ponto memória" - festival dance dance dance - 2016.
Actualmente é vice-presidente da associação Curioso Aplauso, professora e coreografa da companhia e escola de dança contemporânea Incorpora e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
Helena Duarte iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe de violino do professor Armando Gonzalez. Em 2001 terminou o curso de instrumento.
No mesmo ano ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, na qual estudou violino com o Prof. Khatchatur Amirkhanian, e música de câmara com a professora Olga Prats. Concluiu a Licenciatura em 2005.
Participou em vários master classes de violino, de música de câmara, e de interpretação de música contemporânea e improvisação. Já colaborou com diversas orquestras, entre elas, Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim, Orquestra Aproarte, Orquestra Gulbenkian e Sinfonietta de Lisboa, onde exerceu funções de chefe de naipe dos segundos violinos.
Já trabalhou com importantes maestros e solistas do panorama musical nacional e internacional, tais como: Lawrence Foster, P. Zukerman, Simone Young, Mischa Maisky, Artur Pizarro, entre outros.
Durante vários anos foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2006 é professora de violino no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
Atualmente é chefe de naipe adjunto dos segundos violinos na Orquestra Clássica do Sul (anterior Orquestra do Algarve).
Irene Ainstein nasceu em Inglaterra e viveu na Holanda, onde obteve a sua formação musical e participou em concursos como o Concurso Mozart, onde obteve o 2º Prémio.
Ingressou na Escola Superior de "Het Twents Conservatorium", onde obteve os diplomas de Música de Câmara, Acompanhamento e Solista, com nota máxima.
Actualmente é professora de piano e Directora Pedagógica no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, sendo que vários alunos seus ganharam diversos prémios quer em Portugal quer em concursos internacionais.
Jan Pipal, nasceu em 1975, em Praga, República Checa, cidade onde aos oito anos de idade iniciou os estudos de violino. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música de Praga, onde estudou com os professores Vaclav Benda, J. Novakova e P. Kudelasek.
Entre 1992 e 1993 estudou com o professor N. Lalov na Academia de Música do Monte de Estoril, altura em que ganhou o primeiro prémio no Concurso da Juventude Musical Portuguesa. Participou em vários cursos de aperfeiçoamento musical em violino com professores como Zachar Bronn, Valentim Stefanov, Howard Beebe (aluno de Ivan Galamian), entre outros.
Trabalhou com diversas orquestras, nomeadamente Musici de Praga, Musicis Praguensis com a qual fez várias digressçes pela Europa. No ano de 1997 ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), onde começou a estudar com o professor Radu Ungureanu. No mesmo ano ingressou na Orquestra Filarmónica das Beiras como 1º violino.
Participou nos Festivais do Algarve e em Guyenne, França, sob a direcção de Fernando Eldoro. Em 2000 foi convidado a participar no Ensemble "Remix"da Casa da Música, para efectuar gravações e concertos no Festival de Música de Aveiro, executando obras de compositores contemporâneos portugueses como João Pedro Oliveira, Sara Carvalho, entre outros.
Como concertino da Orquestra Sinfonietta da ESMAE participou no intercâmbio entre as duas capitais europeias da cultura, em 2001, Porto e Roterdão, efectuando concertos na Holanda e em Portugal (Porto, Sta. Maria da Feira, Coimbra e Estoril). No mesmo ano de 2001, obteve 20 valores no exame final de violino do Bacharelato na ESMAE.
Leccionou na Academia de Música de Sta. Maria da Feira e foi concertino assistente na Orquestra Académica do Porto e Orquestra de Câmara de Coimbra, onde actuou como solista, executando "As quatro Estações" de Vivaldi em três concertos.
Em Junho de 2002 ingressou na Orquestra do Algarve como co-principal de 2º violino e em 2003, iniciou o ensino de Violino na Academia de Música de Tavira e no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
Natural do Quebeque no Canadá, Jean-Christian Houde obteve no Conservatório de Montreal o grau de mestre em 2003.
Durante a sua formaçãoo foi-lhe atribuído o prémio de solista e a bolsa de estudo "Timi", bem como o prémio de solista no "Festival de musique du Royaume". Após completar os seus estudos, Jean-Christian tornou-se o contrabaixista principal na "Orchestre Symphonique du Saguenay Lac St-Jean", enquanto que simultaneamente apostava numa vasta e variada carreira como freelancer, trabalhando com orquestras como "The Montréal Symphony Orchestra" e "The Montréal Métropolitain Orchestra". Compôs e interpretou música para "Le théatre Inclin" e foi membro fundador do bem-sucedido trio de música jazz "Al dente".
Jean-Christian é, desde 2005, o contrabaixista principal da Orquestra do Algarve, agora designada Orquestra Clássica do Sul.
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório “Maria Campina” na classe da professora Oxana Anikeeva. Em 2005 foi admitida na ESML, onde estudou com a professora Tânia Achot. Ainda sob sua orientação, concluiu a licenciatura no Instituto Piaget de Almada (2008). Entre 2008-2012 estudou no Royal College of Music em Londres, sob orientação do professor Ashley Wass, tendo obtido o grau de mestrado em performance com distinção (2010), Artist Diploma (2011) e mestrado com distinção em ciências da performance (2012). Em 2017 concluiu também com distinção o mestrado em ensino na ESML. Premiada em concursos nacionais e internacionais, tem atuado a solo em Portugal, Reino Unido, Rússia, Espanha, Itália, Bélgica e República Checa. Trabalhou com músicos de renome tais como Tamas Vasary, Peter Frankl, Boris Berman, Sequeira Costa, Galina Eguiazarova, Vitaly Margulis, Luiz de Moura Castro e Niklas Siveløv. Mantém também com o violoncelista Mikhail Shumov o Caminus Duo, tendo atuado no Reino Unido, Rússia, Portugal, Espanha e Itália. Na área pedagógica, traduziu para português dois manuais de piano para crianças dos 3-7 anos, da autora Irina Gorin. Mantém ainda atividade como professora e pianista correpetidora, tendo colaborado com vários coros, nomeadamente com o Coro Gulbenkian, e trabalhado com maestros como Cara Tasher, Gonçalo Lourenço, João Branco, Michel Corboz, Paulo Lourenço, Sérgio Fontão e Stephen Coker. Atualmente leciona no Conservatório regional Maria Campina e no Conservatório de música de Olhão.
João António de Almeida estudou piano no Conservatório Regional do Algarve, tendo concluído o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, em Lisboa.
Estudou em França, no Conservatório Superior de Música de Lyon. Foi discípulo da pianista Maria Campina e actualmente é professor no Conservatório Regional do Algarve.
Laurentiu Simões Zapciroiu nasceu em Bucareste, Roménia, em 1978. Iniciou os seus estudos de violino aos sete anos de idade e com doze entrou para o Liceu de Música "George Enescu". Continuou os seus estudos na "Academia Nacional de Música" em Bucareste com mestres como Modest Iftinchi, Daniel Podlowski e com o grande solista de renome mundial Ion Voicu. Em Abril de 1992 ganhou o primeiro prémio absoluto no concurso internacional "Citta di Stresa" – Itália. Em 1996 ganha o terceiro prémio com o seu quarteto de cordas no concurso nacional M. Jora – Bucareste, recebendo ainda o prémio especial da União dos Críticos Musicais na Roménia para a interpretação do quarteto "Death and the Maiden" de F. Schubert.
Como solista, Laurentiu apresentou-se por várias cidades da Roménia com o concerto para dois violinos de J.S. Bach. Colaborou com várias orquestras da Roménia como Orquestra Sinfonia Bucareste, Orquestra Giurgiu, Orquestra Marea Neagra, Filarmonica do Estado "George Enescu", Orquestra Sinfónica da "Fundação Sergiu Celibidache".
Em Portugal foi convidado para se juntar ao quarteto de cordas "Lusitano" como segundo violino, com qual actuou em mais de 300 concertos tanto dentro como fora do país no Festival Ibérico em Espanha. Colaborou ainda com as orquestras do Norte, das Beiras, da Madeira e Metropolitana.
Como chefe de naipe dos segundos violinos actuou em vários países como Itália, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Suiça, Suécia e Coreia do Sul. Em Janeiro de 2005 entrou para a Orquestra do Algarve como violino tutti e em 2007 iniciou o ensino de violino no Conservatório Regional de Vila Real de Sto. António. Actualmente é Concertino Adjunto de primeiros violinos da Orquestra Clássica do Sul (anterior Orquestra do Algarve).
Michele Tomaz, soprano brasileira, natural de São Paulo, concluiu, em 2011, o Bacharelado em Canto e Arte Lírica, na Universidade de São Paulo, sob orientação dos professores Francisco Campos - técnica vocal – e Ricardo Ballestero - repertório. Estudou em Itália sob a orientação da professora Tai-Li Chu e concluiu, em 2016, o Mestrado em Performance no Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob orientação das professoras Elisabete Matos e Dora Rodrigues. Recebeu, durante seu percurso de estudo de canto, orientação de renomadas cantoras do cenário lírico brasileiro como Edna d'Oliveira, Regina Elena Mesquita, Céline Imbert e Patricia Endo. Integrou o coro da montagem de Orfeu no Inferno, de J. Offenbach, realizada no Teatro São Pedro (São Paulo), no ano de 2007. Em 2014, integrou o coro da Wiener Singkademie, da Konzerthaus de Viena, na execução da Nona Sinfonia de Beethoven, sob regência de Ton Koopman. Em 2015 interpretou o Stabat Mater de Pergolesi na Concatedral da Sé de Castelo Branco e integrou, como cantora solista, o espetáculo Trans.Mutare – Metamorfoses de Ovídeo na Música do Barroco e nas Artes Plásticas, interpretando obras de Monteverdi e Purcell, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. Em 2016 integrou o coro na realização da Paixão segundo São João, de J.S. Bach, sob orientação de Ketil Haugsand, na Concatedral da Sé de Castelo Branco. Já realizou recitais no âmbito da música de câmara em Portugal, Itália, Alemanha, Áustria e Brasil. Atualmente está a cursar o Mestrado em Ensino de Música, no Instituto Politécnico de Castelo Branco. { margin-bottom: 0.21cm; }
Miguel Matos iniciou, com 6 anos de idade, o estudo de guitarra na Escola de Artes do Norte Alentejano (Portalegre). Prosseguiu estudos na mesma escola durante nove anos, na classe do professor José Farinha. Ingressou, em 2010, no Conservatório de Música de Coimbra, sob a orientação do professor André Madeira, no qual finalizou o 8.º grau da disciplina de instrumento com nota máxima (20 valores).
Frequentou entre 2013 e 2016 a licenciatura no curso de música da Universidade de Évora com o professor Dejan Ivanovic, estando de momento a finalizar o Mestrado em Ensino de Música, sob orientação do mesmo professor. Deu vários concertos tanto a solo, dos quais se destacam concertos em Paris, Coimbra, Águeda e Portalegre, como em vários projetos de música de câmara, como o quarteto de guitarras “Scordatura” e o duo “Ventum-Chordas”, com a flautista Irene Ribeiro. Frequentou aulas com vários guitarristas de renome e professores de algumas das principais universidades a nível mundial, como Goran Krivokapic, Margarita Escarpa, Álvaro Pierri, Roberto Aussel, Marcin Dylla, Hubbert Kaeppel, Costas Cotsiolis, Zoran Dukic, Judicaël Perroy, Odair Assad, Sergio Assad, entre outros.
É atualmente professor de guitarra no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e na “Sonata – Associação musical do Alentejo”, nas Escolas de Música de Vila Viçosa, Borba e Alandroal. Premiado em vários concursos de guitarra a nível nacional e internacional, dos quais se destacam os seguintes prémios e distinções:
- 1º prémio no “Concurso Internacional Cidade do Fundão – Guitarra” (nível superior)
- 1º prémio no “Concurso Nacional Cidade do Montijo – Guitarra” (nível VI)
- 1º prémio ex-aequo no “Festival de Guitarra Ciutat d’Elche” (nível médio)
- 3º prémio no “IV Festival Internacional de Guitarra de Guimarães” (categoria G)
- 5º lugar no Concurso do Festival “Guitar Art” de Belgrado
- Menção Honrosa no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (nível superior)
Natural de Portimão, tem formação musical especializada, com graduação e pós-graduação na Escola Superior de Música e na Universidade Nova de Lisboa, tendo professores e compositores de grande prestígio, como António Pinho Vargas, Christopher Bochmann e Sérgio Azevedo. Integra a Direcção Pedagógica do Conservatório Reg. do Algarve, onde é docente desde 2002. Leccionou no INUAF, em Loulé e na Academia de Música de Tavira, e é docente no Conservatório de Música de Olhão.
Em 2014, assume a direcção artística do Grupo Coral Ossónoba, ampliando o trabalho de harmonização e composição nesta área, num percurso marcado pela direção de obras como a Missa da Coroação, de Mozart, a Oratória de Natal, de Saint-Saëns e a obra “Cantata Mundi”, a partir da música de Rodrigo Leão. Participou em importantes festivais e venceu vários prémios de composição, destacando-se o Prémio Nacional de Canções da SPAUTORES. Estreou óperas e obras para orquestra de câmara e de sopros, assim como canções de grandes poetas.
Oxana Anikeeva começou os estudos de piano aos 6 anos no Colégio Especial de Musica Estatal de Lvov para Crianças Especialmente Dotadas. Deu o seu primeiro recital como solista aos 12 anos tocando obras de J. S, Bach, F. Chopin e S. Rachmaninov. Em 1972 foi aceite na Academia Superior Musical Estatal de Lvov Mykola Lysenko, tendo obtido em 1977 o Diploma de Concertista, Solista de Orquestra, Professora de Piano e Solista de Conjunto da Musica de Câmara e sido convidada a lecionar, onde permaneceu até 1996 .
A par de inúmeros recitais na Ucrânia, Rússia, Polónia, Alemanha e República Checa, colaborou em vários agrupamentos de musica de câmara com quem desenvolveu um vasto repertório de música contemporânea, obtendo sempre as melhores criticas.
Posteriormente, em 1996, foi convidada para leccionar Piano no Conservatório Regional de Horta, Açores. Aí continuou a sua actividade de concertista, tendo atuado no Faial, Ponta Delgada e Pico.
Colaborou vários anos com o Departamento de Artes na Universidade de Évora enquanto acompanhadora e professora, tendo também dado vários concertos, nomeadamente na Antena 2.
Continuando a sua intensa atividade artística em Portugal como concertista, atuou com vários agrupamentos de Musica de Câmara e orquestras, nomeadamente com a Orquestra do Algarve e Orquestra Silver Strings de São Petersburgo.
Atualmente é coordenadora do departamento de Piano e lecciona no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina a disciplina de Piano, Classe de Conjunto e Acompanhamento e Improvisação. Os alunos da sua classe já obtiveram mais de 70 prémios em Concursos de Piano nacionais e internacionais.
Patrícia Pereira Camelo iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Sociedade Filarmónica Quiaense, tendo como primeiro professor de instrumento Paulo Loureiro. No mesmo ano, ingressou no Conservatório de Música David de Sousa na Classe do Professor César Ramos.
Participou em Masterclasses com clarinetistas de renome nacional e internacional como Paulo Gaspar, Rui Martins, Bruno Graça, Luís Gomes, Nuno Pinto, Luís Carvalho, Hedwig Swimbergue, Radovan Cavallin, Matthias Muller, Justo Sanz, Javier Trigos, Dominique Vidal, Philippe Leloup, Ignácio López e Henri Bok.
Trabalhou com os Maestros Alberto Roque, Ottavio Màs Arocas, António Menino, Christopher Bochmann, Yann Mirkitomov, Kodo Yamagishi, Jouke Hoekstra, Tiago Alves, Michell Fennel, Claus Nymarck, Jorge Salgueiro e Martin André, entre outros.
Obteve o 2º Prémio nos II e III Concurso Internacional de Clarinete Baixo “Júlian Menendez”, em Ávila (Espanha, 2015 e 2018).
Licenciou-se em 2013 em Clarinete pela Universidade de Évora, pertencendo à classe do Professor Etienne Lamaison. Em 2016 concluiu o Mestrado em Ensino da Música (Universidade de Évora) na Classe do Professor Luís Gomes.
Lecionou clarinete e formação musical na Sociedade Filarmónica Quiaense, onde dirigiu também o Coro Litúrgico e é atualmente professora de Clarinete no Conservatório Regional do Alto Alentejo (Reguengos de Monsaraz) e Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
É membro fundador do grupo SevenDixie, Quarteto de Clarinetes Ma Non Troppo e Roda de Choro de Évora, bem como executante de Clarinete Baixo na Orquestra Marquês de Pombal.
Habilitações literárias:
- Curso Complementar de Música ( Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e Conservatório Nacional de Lisboa).
-Licenciatura em Música - Ramo de Interpretação – Formação especifica em Piano pela Universidade de Évora.
Experiência profissional Docência:
01/09/2010 a 14/12/2018 -Coordenador do departamento de artes- Musica; Professor de Piano; Professor de formação musical; Professor de classe de conjunto; Professor de Educação Musical do 2º ciclo; Expressão musical do pré-escolar e 1º ciclo no Colégio Bernardette Romeira.
09/2011 a 07/2014 - Pianista acompanhador do curso de Formação Musical em INUAF – Instituto Superior Dom Afonso III – Loulé
09/2012 a 07/2013 - Professor de prática de teclado – curso de Formação Musical em INUAF – Instituto Superior Dom Afonso III – Loulé
09/2008 a 06/2010 - Professor de Piano ; Professor de classe de conjunto em Ateliê de jazz e música moderna do Algarve (Lagos)
01/2008 a 07/2009 - Professor de Educação Musical no contexto das Actividades de Enriquecimento Curricular para Câmara Municipal de Olhão.
09/2006 a 01/2008 - Professor de Educação Musical no contexto das Actividades de Enriquecimento Curricular para Conservatório de Musica D. Dinis - Odivelas
09/2003 a 06/2006 e 09/2009 a 06/2010 - Professor de Piano em Academia de musica de Tavira
01/092001 a 15/06/2003 - Professor de iniciação ao piano em Conservatório Regional de Tavira.
Experiência profissional Artistica:
Desde 2001 – Apresentações publicas como Solista , Musica de camara , agrupamentos de musica Jazz e musica ligeira.
Desde 2019 - Composição e interpretação do espetáculo “ Passaro Escritor “ em Co-produção com Teatro das Figuras-Faro
8/2018 e 8/2019 - Diretor musical e pianista no Evento “ Aquatropia “ para Camara municipal de Faro
2013 até à presente data - Pianista e director musical “ Ricardo Coelho Project Concertos em vários eventos : Teatro Lethes Faro; Festival jazz Loulé; Festival de jazz Faro; VRSA Jazz , Cantaloupe Café Olhão; Herdade da Corte ; Clube Farense; Clube Tavirens ; Museu S. Brás entre outros.
2013-2016: Composição e interpretação do espetáculo para fantoches “ Roberta Esperta “ com apresentações em diversas escolas
2009-2011 - Composição musical e interpretação da Peça Teatral “ O amor é o amor, e depois…” - Companhia A Gaveta Portimão
10/2008 - 05/2010 - Pianista residente de Orquestra de Jazz de Lagos (atualmente Orquestra de jazz do Algarve)
10/2008 - Compositor de tema para anúncio televisivo do Concelho Nacional da Juventude Estado Português
2004 - 2007 - Diretor musical e pianista em “ UBanda” – grupo musical eclético para Comissão europeia da Juventude ( “European Youth Week 2007” realizado em Bruxelas Junho 2007.) ; Concelho Nacional da juventude (Conselho Nacional da Juventude realizado em Stº Tirso Outubro 2006); Centro Norte-Sul (Conselho Europeu da Juventude realizadas em Mollina - Espanha nos anos de 2004, 2006 e 2007)
2002 - 2005 - Diretor musical e Pianista em “ Soles Modernes “ – Musica Jazz Festival Jazz de Faro; Festival Jazz de Loulé; Faro Capital da Cultura 2005
2008 Composição e interpretação do espetáculo teatro de rua Titânia e Oberon A.R.C.A. (Associação Recreativa e Cultural do Algarve) 2002 - 2004 - Direção e interpretação musical para o espetáculo “ Musicóli “ Grupo de Teatro da Universidade do Algarve (SINCERA) 06/2001 - Direção e interpretação musical para o espectáculo “ Incisões Oblíquas - Recital Ramos Rosa “ A Companhia de Teatro do Algarve (A.C.T.A)
Formação Complementar:
03/2008 – 05/2008 - Formação de Professores online; Ensino da Música no 1º ciclo do ensino básico DGIDC e ministério da educação (DREALG)
01/09/2007 - 13/09/2007 Formação de Professores de Música intitulada "Orientações Musicais para o 1º Ciclo" orientada pela Prof.ª Ana Ferrão, Prof.ª Cristina Brito da Cruz, Prof. Francisco Cardoso e pela Prof.ª Manuela Encarnação em Conservatório de Música D. Dinis – Odivelas
06/09/2004 – 11/09/2004 - Participação no 3º workshop internacional “ Tavira em jazz “ orientado por Aaron Goldberg, Alan Ferber, Greg Tardy , Jack Walrath. Associação Grémio das Musicas
01/2002- 06/2002 - Participação em workshop de Jazz orientado por David Gausden. Associação Filarmónica de Faro
05/2002 - Curso Wuytack de Pedagogia Musical (3º Grau) APEM e ministério da educação (DREALG)
Nascido na pacata cidade de York-Canadá, começou a dar os primeiros passos na música pela mão do seu pai, ele também músico e professor de música. Depois de aprender os primeiros acordes na guitarra, começou a interessar-se por vários estilos. Aos 17 anos de idade, inscreve-se no Conservatório Regional do Algarve, onde acaba por concluir o curso de formação musical.
Em 1995, é pela primeira vez recrutado para as fileiras dos IRIS onde participou, tanto nas gravações dos trabalhos discográficos como nas tournées que se seguiram.
Licenciado em Formação Musical, o ensino da música também faz parte do seu currículo tendo passado por vários estabelecimentos direcionados para o ensino da música.
Atualmente, é professor de Formação musical no Conservatório Regional do Algarve.
Valter Estevens nasceu em Tavira, Portugal, em 1977. É licenciado em Formação Musical.
Embora tenha nascido em Portugal, passou uma parte da sua infência na Alemanha. Desde cedo demonstra um gosto pela música, mas apenas na adolescência pega pela primeira vez num instrumento musical. Apenas depois de pertencer a algumas bandas locais, decide ir estudar no Conservatório Regional do Algarve, no curso de Guitarra Clássica com o professor Eudoro Grade. Mais tarde conclui a Licenciatura em Formação Musical no Instituto Superior D. Afonso III e neste momento encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na Universidade Católica do Porto.
Durante o seu percurso participou em formações na área da educação na ESML, workshops de jazz, curso livre de Produção Musical no INUAF, participou como músico convidado em vários projectos e coordenou programas de rádios locais.
Neste momento leciona na Academia de Música de Tavira e no Conservatório Regional do Algarve como Professor de Formação Musical e Classe de Conjunto. Paralelamente desenvolveu e é activo em várias actividades como Músico, Compositor/Produtor e Técnico de iluminação.