“Há uma vitalidade, uma força vital, uma energia, uma rapidez, que se traduz através de vós em acção, e porque há apenas um de vós em todos os tempos, esta expressão é única.”

Martha Graham

Dança Clássica

Desde o ano letivo 2020/2021, o Conservatório Regional do Algarve coloca em prática um projeto pedagógico especial, direcionado à disciplina de Dança Clássica. Os alunos passam a estudar ballet de acordo com o método inglês da Royal Academy of Dance.

A Royal Academy of Dance é uma instituição que está implementada em mais de 84 países e que forma bailarinos e professores. Foi fundada em 1920 e é uma das organizações de Dança mais influentes em todo o mundo. Os alunos estudam de acordo com o método inglês e preparam-se para exame. A avaliação é reconhecida mundialmente pelo seu rigor e qualidade e os alunos aprovados recebem o seu certificado e medalha em cada grau.

Detalhes sobre os programas (syllabus) oferecidos pela RAD:
- Dance to Your Own Tune é o currículo para crianças de 2 ½ a 5 anos.
- Pré-Primário em Dança, Primário em Dança e Grau 1 a 8. O programa de graus fornece uma ampla e prática educação de dança e desenvolve habilidades técnicas, musicais e de desempenho (idade 5+).
- Intermediate Foundation, Intermediate, Advanced Foundation, Advanced 1, Advanced 2. Os exames de graus vocacionais fornecem um estudo aprofundado do ballet clássico e preparam os alunos para uma carreira em dança (idade 11+).

Dança Contemporânea

A dança contemporânea que se produz hoje, já não está assente numa linguagem pura de movimentos. Evidencia-se como uma confluência de matérias e áreas, que a levam para longe das suas próprias fronteiras numa atitude de questionamento, pesquisa e inquietação por parte daqueles que a inventam.
Nesta perspetiva, a especificidade da matéria da dança contemporânea consiste no estudo do movimento transportado para a dimensão artística que deverá ser vivenciado pelo aluno de forma profunda, pensando que se quer chegar a uma ideia de dança contemporânea de aprendizagem rigorosa e clara, mas também acessível a todos.
As orientações curriculares para esta área de estudo, serão propostas através de quatro grandes temas referenciais como a base para um conhecimento globalizante sobre o movimento humano, as suas potencialidades e os seus limites. Os elementos serão abordados respetivamente e repetidamente numa aprendizagem de sedimentação e jogo de relações progressivamente mais elaboradas e complexas.

Sempre que a dança acontece, o Corpo (1) move-se num Espaço (2), num tempo Energético (3) e num jogo de Relações (4) múltiplas. É na transversalidade destes temas assumindo uma ligação e contaminação com outras áreas do saber e do currículo que toda uma experiência pedagógica e artística toma lugar.
Uma das características particulares do fenómeno da dança, é o facto de o criador não se separar do seu objeto de criação, ele é um e o mesmo. Criar e interpretar, acontecem no mesmo lugar, no corpo. Este facto proporciona um contacto e um conhecimento sobre si mesmo que mais nenhuma arte oferece.
Através do uso da comunicação não verbal, os alunos poderão participar num veículo de expressão que não aparece de forma tão total, em mais nenhuma área de aprendizagem do currículo e que dá um contributo importante para a sua educação estética, cultural, conferindo oportunidades de desenvolver formas de pensamento e expressão pessoais, e introduzindo-os ainda ao rico património que a dança, enquanto forma teatral, tem desenvolvido ao longo da sua própria história.

Dança Criativa


Para crianças a partir dos 3 anos de idade, é uma aula de exploração livre do movimento criativo de cada criança. Aborda o conhecimento do esquema corporal e educação auditiva, a dinâmica corporal e as suas possibilidades motoras, e a estruturação das relações espaciais e temporais.
Tem uma componente de aprendizagem, através do jogo, que desenvolve as capacidades pisco-motoras, bem como a cooperação na formação individual e da personalidade de cada criança. Atua de forma descontraída, para que cada aluno dance livremente e se sinta capaz de ajudar na construção de uma coreografia, de a Dançar, Ver e Fazer!
Assim, a criança adquire uma atitude criativa de comunicação, formação da personalidade e sociabilização. No sentido de atingir uma expressividade física pessoal, preserva-se a espontaneidade do movimento, explorando ideias próprias, pensando, tendo consciência das capacidades de movimento como expressão desse pensamento.

As actividades de movimento são programadas para:
• Contribuir para o crescimento e afirmação da identidade individual, através da formação de uma adequada imagem do corpo;
• Melhorar as capacidades de socialização do indivíduo; desenvolvendo o contacto, a confiança, a sensibilidade, capacidade de decisão em grupo e auto-confiança;
• Possibilitar ao corpo a sua capacidade expressiva;
• Potenciar um sentimento de sucesso e realização;
• Melhorar os elementos funcionais e dinâmicos, tais como as funções neuro-musculares em coordenação com a locomoção;
• Fornecer a variedade de movimento necessária para permitir uma capacidade organizativa, interpretativa e interventiva no mundo, de interacção social e valorizando a música como apoio à dança / musicalidade interior.


Av. Dr. Júlio Filipe de Almeida Carrapato, 93
8000-081 Faro
(+351) 969 530 263
geral@conservatorioalgarve.com