Arquivo - Conservatório Regional do Algarve

/ ARQUIVO

MASTERCLASSE DE TROMPETE

Publicado a 27 de May de 2013

DESTINATÁRIOS:
Alunos de todos os níveis de ensino, desde a iniciação até ao nível superior

OBJECTIVOS:
Aperfeiçoamento técnico e musical, com especial incidência na técnica de base e no repertório do instrumento

PROGRAMA:
Repertório do instrumento (estudos e peças a solo ou com piano) e excertos de orquestra

HORÁRIO:
Das 16h às 20h

ORIENTADOR: SÉRGIO CHARRINHO
Natural de Lisboa, Sérgio Charrinho iniciou os estudos musicais com seu pai. Ingressou em 1993 no Conservatório Regional de Portalegre onde estudou com José Pereira. Prossegue os seus estudos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior em 1996 com Fernando Jorge Ribeiro e em 1999, no Conservatório Hector Berlioz em Paris, tendo como formador Bruno Nouvion. Participou em masterclasses com Bruno Nouvion, José Augusto Carneiro, Clément Garrec, Allan Vizzuti, Matthias Hofs, Phillipe Legris, John Miller, Michael Sachs, Quinteto Barquisimetal e Quinteto Canadian Brass.
Fez estágios com orquestras académicas em Portugal e França. Desempenhou durante três anos as funções de 1º Trompete Solo na Orchestre de la Cité International Universitaire de Paris sob a direção de A. MacDonnel.
Em 2000 estreou uma peça para dois trompetes de P. Klanac e fez um estágio de música de câmara com direção de Devy Erlih sobre música de A. Jolivet. Participou, em 2002, numa homenagem ao compositor G. Enesco na embaixada da Roménia em Paris, onde gravou para a Televisão Romena a peça Legende para trompete e piano. Gravou para a RTP o programa Sons da Música exibido em 2007, dedicado ao trompete.
Em 2001 ganhou o concurso da RDP Prémio Jovens Músicos em música de câmara com o quinteto de metais Harmon-Brass. Em 2002 ganhou o concurso para 1º Trompete na Orquestra do Algarve.
Apresentou a solo, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Concerto para trompete e piano de Schostakovich, o Concerto para trompete e orquestra de J.Haydn, o Concerto Brandenburguês nº 2 de J. S. Bach (2004 e 2013) e Quiet City de A. Copland. Com a Orquestra de Câmara de Sintra, o Concerto em Ré M de G. Torelli e o Concerto em Do m de A. Marcello. Com a Camerata Amicis o Concerto para trompete de orquestra de J. B. G. Neruda.
Foi professor na Escola Profissional de Artes da Beira Interior; Escola Profissional de Música de Espinho e tem dirigido diversos masterclasses de trompete em Portugal.
É membro fundador do quinteto de trompetes Almost6 com o qual gravou o cd Sopros em Laboratório editado em 2012. Desempenha as funções de 1º Trompete na Orquestra Metropolitana de Lisboa desde Janeiro de 2003 e é professor na Academia Superior de Orquestra.



Av. Dr. Júlio Filipe de Almeida Carrapato, 93
8000-081 Faro
(+351) 969 530 263
geral@conservatorioalgarve.com