O Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina foi formado na primavera de 1988, agrupando os alunos mais adiantados do curso de flauta de bisel. Desde então, tem participado em muitos momentos musicais no concelho de Faro, na região algarvia e noutros pontos do país. Já atuou no Centro Cultural de São Lourenço de Almancil, na Fundação Calouste Gulbenkian e nos Teatros de São Carlos e São Luís, em Lisboa, e também no Teatro Rivoli, no Porto.

É um dos agrupamentos pioneiros nas audições comentadas em escolas algarvias. Efetuou concertos na igreja da Sé de Faro e de Silves e em igrejas de Vila do Bispo, Alte, Tavira, Lagos, Boliqueime, Fuzeta, entre outras localidades.

Em 1990 obteve um 1º prémio nacional no "Concurso da Juventude Musical Portuguesa", na classe de Música de Câmara. Participou, a 9 de maio de 2002 e 2003, nos Concertos Comemorativos do Dia da Europa, realizados no Mosteiro dos Jerónimos e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no concerto de alunos do "I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé", em março 2008. Também esteve presente no Concerto "1001 Músicos 2009", no Centro Cultural de Belém.

O seu repertório inclui peças de vários períodos da História da Música, nomeadamente Idade Média, Renascimento, Barroco e peças modernas, em formações instrumentais diversificadas: duetos, trios, quartetos e quintetos.

Alguns dos seus elementos têm participado em masterclasses com flautistas de elevado prestígio como Pedro Couto Soares, António Carrilho, Bert Honig (do grupo Brisk Recorder Quartet Amsterdam), Bart Spanhove (do Flanders’ Recorder Quartet), Kerstin de Witt (do quarteto Flautando Köln), Karel van Steenhoven (do Amsterdam Loeki Stardust Quartet), Paul Leenhouts (director da Royal Wind Music) e Pamela Thorby, entre outros, e, mais recentemente, em outubro de 2009, na masterclasse de ornamentação renascentista, com o cornetista William Dongois, no âmbito do "XI Encontro de Música Antiga de Loulé".

Entre 1988 e 2015 a direção do grupo esteve a cargo do Professor Francisco Rosado.
Desde 2015, ano do trágico falecimento do Professor Francisco Rosado, o Consort de Flautas do CRAMC é dirigido pela Professsora Filipa Oliveira, dando continuidade ao trabalho desenvolvido por este.

Consulte aqui a composição do Consort de Flautas ao longo dos anos.

Professor Francisco Rosado [1951-2015]


Av. Dr. Júlio Filipe de Almeida Carrapato, 93
8000-081 Faro
(+351) 969 530 263
geral@conservatorioalgarve.com