O 2º Curso de Verão de Dança do CRAMC, decorre entre os dias 8 e 19 de julho, conta com um painel de professores residentes e convidados e tem como objetivo promover a convivência entre alunos de várias escolas que queiram aproveitar estas duas semanas de férias da melhor forma. Valorizamos a troca de experiências e a oportunidade de trabalhar com diferentes profissionais.
O Curso dispõe de 2 programas para 2 grupos de trabalho:
- Grupo A: para crianças dos 7 aos 9/10 anos
-
Grupo B: para jovens dos 10 aos 17 anos
O dia será preenchido com as disciplinas de
Preparação Física e Alongamento, Dança Clássica, Dança Contemporânea, Música em Movimento, Giros e Pirouettes - abordagem criativa, Capoeira e Atelier Coreográfico de todas as disciplinas envolvidas. O dia está organizado para proporcionar um treino em dança saudável e viável permitindo que os alunos possam maximizar esta experiência.
Professores:-
Daniela Gandra |
Dança Clássica-
Kelly Nakamura |
Dança Contemporânea-
Rita de Vilhena |
Capoeira-
Ana Alberto |
Preparação Física e Alongamento; Giros e Pirouettes - abordagem criativa -
Rui Machado e
Nuno Sequeira Rodrigues |
Música em MovimentoO Curso de Verão termina com uma performance e entrega de diplomas a acontecer no dia 19 de julho, na qual participam os alunos que frequentarem as duas semanas de curso.
A alimentação é da responsabilidade das famílias, pelo que os alunos devem levar diariamente 2 lanches, 1 almoço e água.
Mancha Horária: - 1ª semana - 8 a 12 de julho de 2024:
- 2ª semana - 15 a 19 de julho de 2024:
das 09h00 às 18h00
Material obrigatório:- Dança Clássica: Maillot, collant, sapatilhas de ballet, cabelo adequadamente apanhado com coque.
- Restantes disciplinas: Leggins preta, t-shirt preta ou camisola de alças preta, meia de algodão preta, cabelo adequadamente apanhado.
Valores da inscrição:- Uma semana (1ª semana) para alunos CRAMC:
140 €- Uma semana (1ª semana) para alunos externos:
180 €- Duas semanas (1ª e 2ª semana) para alunos CRAMC:
230 €- Duas semanas (1ª e 2ª semana) para alunos externos:
300 €
FICHA DE INSCRIÇÃO ONLINE:https://forms.gle/urtwDPeMkgmk3Y2z8
DANIELA GANDRA
Dança Clássica
Iniciou os seus estudos de ballet clássico aos 3 anos, tendo completado todos os graus até ao Advanced 2 pela Royal Academy of Dance (RAD). Durante este percurso realizou inúmeras formações nacionais e internacionais, tendo contactado com diferentes professores e diferentes metodologias de ensino.
Em 2012 realizou o Certificate in Ballet Teaching Studies (CBTS) pela RAD. Mais tarde progrediu os seus estudos em ensino de dança, tendo concluído o Masters in Dance Education pela New York University (NYU), na Steinhardt School of Teaching, com especialização na metodologia do American Ballet Theatre (ABT) em 2015. De forma a complementar aos estudos em ballet clássico, realizou diferentes formações para professores em diferentes estilos tais como Modern theatre, Horton technique, Limon, Hawkins technique, Graham technique.
Paralelamente aos estudos em ballet clássico, realizou a sua licenciatura em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Posteriormente terminou o mestrado em Biologia Humana e Ambiente (na Faculdade de ciências da Universidade de Lisboa) com especialização em medicina de reprodução humana, tendo trabalhado no Hospital São João no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia- Unidade de medicina de reprodução humana. Em 2018 como reconhecimento do seu trabalho e mérito profissional, a RAD atribuiu-lhe o título de Associate of RAD. Continua a investir na sua formação frequentando anualmente as formações do Royal Ballet school, Opera de Paris e Bolshoi Ballet. Encontra-se neste momento a frequentar a pós graduação em Treino em Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Atualmente é professora registada pela RAD e pelo ABT.
KELLY NAKAMURA
Dança Contemporânea
Kelly Nakamura frequentou a Faculdade de Artes do Paraná e a Escola de Dança do Teatro Guaria, onde teve a oportunidade de aprender com renomados professores ( 1999, 2000).
Em 2001, veio para Portugal a convite da CeDeCe, estagiando e colaborando com coreógrafos como Sonia Rocha e Gagik Ismailian. Concluiu sua Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança, em 2008 e desde então, integrou, como bailarina, várias companhias e projetos: CeDeCe, CDL, Kamusuna Ballet, Tokar`t, Ópera Criolo, Achas que Sabes Dançar (SIC), LM ARTIS e Benvindo da Fonseca.
A partir de 2009, iniciou sua jornada como professora, trabalhando em diversas escolas de dança até 2024. Entre 2019 e 2021, lecionou clássico e contemporâneo na ESD, e em 2021, tornou-se professora de contemporâneo no CPIDC, onde também ensina no Curso Profissional de Intérprete de Dança. Em 2022, obteve o título de Mestre de Ensino em Dança pela Escola Superior de Dança, e desde então, atua como professora de Técnica de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Especializado na EDAM.
RITA VILHENA
Capoeira
Rita Vilhena é uma contramestre de capoeira, praticante da modalidade desde 2001. Professora convidada em eventos desde 2013, com experiência em 15 países, nomeadamente EUA, Ucrânia e UK. Iniciou o seu percurso aos 5 anos de idade com Ballet, através do método RAD. É licenciada em Dança e trabalhou profissionalmente na área entre 2008 e 2015 em televisão, eventos, teatros e tours, com companhias como Ella Mesma Company, Nutempo, Guarini dance company, OiBrasil e BirdGang. Em 2016 inicia formação profissional nas áreas de hatha yoga, pilates e fitness. Possui vasta experiência de ensino desde 2008, incluindo como professora e formadora no projeto Step Into dance, da Royal Academy of Dance (Londres) e vários projetos da sua autoria, como Daqui P´ra Ali (capoeira, dança e inclusão na APPC Faro). Atualmente coordena a Associação Cabaça Cultural, que promove aulas, eventos e atividades inclusivas de capoeira.
ANA ALBERTO
Preparação Física e Alongamento; Giros e Pirouettes - abordagem criativa
Mestre em Ensino de Dança (ESD, IPL-Lisboa) e apaixonada pelo movimento, iniciou a sua trajetória no Conservatório Regional do Algarve e na escola da Companhia de Dança do Algarve. Licenciada em Sociologia (2007) mas certa de que o seu percurso continuaria a passar pela arte da dança, decide estudar na Escola Superior de Dança, terminando a licenciatura em 2010. Tornou-se professora certificada em Ballet Teaching Studies em 2015, especializando-se no método da Royal Academy of Dance . De 2014 a 2019 fez a direção artística da Escola de Dança Klassik (Lisboa) e trabalhou como bailarina profissional para a empresa ‘Concept 4 Talents’. Como assistente de produção, bailarina e co-criadora na Associação Cultural Dancenema desde 2007, destacam-se os projetos: ‘Azul Infinito’ (2012) e ‘Dança como veículo entre culturas’ em Cabo Verde (2012); ‘Canned Mermaid’ (2017) de Gonçalo Lobato e a co-criação e interpretação de ‘Sem Retorno’ (2018). Pelo caminho acumula várias formações complementares na área da meditação, danças circulares, dança inclusiva- entre outras- que contribuem para um caminho apaixonante e um entendimento holístico da dança e do movimento.
RUI MACHADO
Música em movimento
Começou a dar os primeiros passos na música pela mão do seu pai, também músico e professor de música. Depois de aprender os primeiros acordes na guitarra, começou a interessar-se por vários estilos. Aos 17 anos de idade, iniciou os estudos na área da música no Conservatório Regional do Algarve, onde conclui o curso de formação musical.
Em 1995, ingressa na Banda IRIS tendo participado nas gravações dos trabalhos discográficos como nas tournées que se seguiram.
É licenciado em Formação Musical e Mestre em Ensino de Música, pela Universidade Católica do Porto.
Iniciou a prática de ensino da música no Agrupamento Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé. Lecionou Formação Musical no Centro de Expressão Artística, em Loulé.
Atualmente, é professor de Formação Musical e Coro no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
NUNO SEQUEIRA RODRIGUES
Música em movimento
Tem formação musical especializada, com graduação e pós-graduação na Escola Superior de Música e na Universidade Nova de Lisboa, tendo professores e compositores de grande prestígio, como António Pinho Vargas, Christopher Bochmann e Sérgio Azevedo. Integra a Direcção Pedagógica do Conservatório Reg. do Algarve, onde é docente desde 2002. Leccionou no INUAF, em Loulé e na Academia de Música de Tavira, e é docente no Conservatório de Música de Olhão.
Em 2014, assume a direcção artística do Grupo Coral Ossónoba, ampliando o trabalho de harmonização e composição nesta área, num percurso marcado pela direção de obras como a Missa da Coroação, de Mozart, a Oratória de Natal, de Saint-Saëns e a obra “Cantata Mundi”, a partir da música de Rodrigo Leão. Participou em importantes festivais e venceu vários prémios de composição, destacando-se o Prémio Nacional de Canções da SPAUTORES. Estreou óperas e obras para orquestra de câmara e de sopros, assim como canções de grandes poetas.