Concerto de Intercâmbio c/ The National Youth Harp Orchestra (UK) e Camerata Gold (CRAMC).
The National Youth Harp Orchestra (UK)
Única na Europa, a NYHO conta com quarenta dos mais talentosos harpistas de todo o Reino Unido. Foi fundada pela harpista Luisa-Maria Cordell com o objetivo de proporcionar uma plataforma de formação e uma grande variedade de oportunidades para harpistas dedicados.
A NYHO actua regularmente em eventos e locais de concerto de prestígio em todo o Reino Unido, incluindo The Barbican, St. John's, Smith Square e Cadogan Hall. Em 2022, a orquestra celebrou o seu 20º aniversário com um concerto de celebração no The Royal College of Music em Londres e encomendou uma nova obra "Nightgazing". A orquestra também foi capaz de reiniciar grande parte do seu programa de divulgação. Os membros da orquestra voltaram a tocar em lares de idosos e hospícios. Continuamos também a apoiar os nossos próprios músicos através do nosso programa de bolsas.
A NYHO realizou muitas digressões à Europa, incluindo Bélgica, França, Portugal, Alemanha, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda e Ilhas do Canal, bem como a outros países, como os EUA. Em Washington DC, tiveram o privilégio de tocar para o Presidente e a Secretária de Estado Clinton numa receção na Embaixada Britânica. Em 2022, a orquestra actuou no Congresso Mundial de Harpa em Cardiff e tem agora o prazer de regressar ao Algarve, em Portugal, para atuar novamente.
Camerata Gold (CRAMC)
O ensemble de violinos e piano, denominado Camerata Gold, foi formado pelos professores Laurentiu Zapciroiu, Helena Duarte e Irene Ainstein, e é constituído por alunos de diferentes idades e graus de ensino do CRAMC. Surgiu como uma forte aposta destes professores na formação técnica e artística dos jovens músicos, que neste contexto têm a oportunidade de engrandecer o seu talento, repertório, viver diferentes experiências e criar novas amizades.
Os seus elementos, além de galardoados em vários concursos, já participaram em diversos concertos, a nível nacional e internacional, nomeadamente através de projetos de intercâmbio e do projeto ERASMUS.
Em novembro de 2023, a Camerata Gold teve a sua estreia internacional em Londres e Godalming, com a realização de dois concertos em parceria com a The National Youth Harp Orchestra of Great Britain.